BÚZIOS

BÚZIOS: MAIS DO QUE UM DESTINO, UM ESTILO DE VIDA

Búzios é uma joia do litoral brasileiro, localizada a 180 km do Rio de Janeiro. Uma península de rara beleza, com 23 praias paradisíacas, natureza exuberante e sol o ano todo. A orla da cidade tem uma geografia peculiar, que forma de baías extensas a praias quase secretas. Uma diversidade que encanta e atende a todo tipo de público e idade. A vocação esportiva é outra marca registrada do balneário. O vento constante faz da região um destino perfeito para os praticantes de esportes náuticos, como o surfe, windsurfe e kitesurfe. E para a turma da trilha, não faltam opções de passeios em meio à Mata Atlântica – preservada e protegida – que emoldura este trecho do litoral fluminense.

Escultura Os Três Pescadores,
na Praia da Armação

Desde a sua origem, Armação de Búzios já foi povoada por índios, portugueses e até piratas franceses. O nome oficial remete a uma estrutura em madeira construída no século 18, para que os barcos baleeiros pudessem atracar na cidade. A pesca de baleia era a principal atividade econômica da época e ajudou a financiar a construção da Igreja de Sant’Anna, em 1743. A prática foi proibida anos depois, a partir de 1768, mas a ligação da comunidade com a pesca continuou forte, seguindo como uma das mais importantes fontes de renda das famílias buzianas. Para homenagear esta conexão, a cidade ganhou a escultura “Os Três Pescadores”, na Praia da Armação, criada pela artista plástica Christina Motta, nos anos 2000. Outra curiosidade histórica é a emancipação da cidade, ocorrida apenas em 1995. Até então, Búzios pertencia ao distrito vizinho de Cabo Frio.

Brigitte Bardot visitou Búzios em 1964

A fama internacional de Búzios está diretamente ligada a visita da atriz francesa Brigitte Bardot ao balneário, em 1964. Naquele ano, a artista passava férias com o namorado, Bob Zagury, no Rio de Janeiro. Incomodados pelos paparazzi, eles decidiram ‘fugir’ para Búzios, então uma pacata vila de pescadores, ficando hospedados em uma casa na Praia de Manguinhos. O que era para ser uma breve passagem, acabou durando três meses e rendendo uma segunda visita, no fim do mesmo ano. A história acabou colocando Búzios sob os holofotes e inserindo a cidade no mapa do turismo mundial.

A gastronomia da cidade é
conhecida em todo o país

Búzios tem um estilo de vida único, rústico e chique ao mesmo tempo, que conquista e atrai pessoas do mundo inteiro. Um charme refletido em cada esquina, praias, arquitetura do casario antigo e nos principais pontos turísticos, como a Rua das Pedras, e no indescritível pôr-do-sol no Porto da Barra.

A gastronomia é um capítulo a parte: a cidade é referência nacional quando o assunto é comer bem. Há dezenas de opções de restaurantes e bares de altíssima qualidade, com destaque para a culinária do mar, aproveitando-se da oferta local privilegiada de pescados, ostras, camarões e lagostas.

Rua das Pedras é endereço
obrigatório em Búzios

Com população estimada de 42 mil pessoas (IBGE) em 2024, Búzios tem elevado índice de escolarização dos seus habitantes (97,6%, entre 6 e 14 anos) escolarizada, IDH de 0,728 – que é considerado alto – e o 9º melhor PIB per capita do estado.

Nos últimos anos, o município tem recebido melhorias significativas em infraestrutura urbana e de receptivo ao visitante, tornando-o mais seguro, organizado e agradável. Além disso, novos investimentos hoteleiros e imobiliários, como o bairro planejado Aretê Búzios, têm potencializado a experiência de viver buziana.

Por tudo isso, Búzios se tornou um dos destinos turísticos mais visitados e desejados do Brasil. Na temporada 2023, o balneário recebeu 95 escalas de cruzeiros transatlânticos e teve sua rede hoteleira com ocupação média de 60% no ano todo.

Sua futura casa de praia está aqui.